O Certificado Digital para Nota Fiscal Eletrônica A3 (NF-e A3) é armazenado em cartão inteligente ou token.
IMPORTANTE: No momento da emissão do certificado digital, será fornecido um cartão inteligente compatível as normativas da ICP-Brasil, para instalação do seu certificado.
Como este Certificado Digital é utilizado apenas para assinatura de notas fiscais eletrônicas e seu titular não tem poderes para representação ou visualização dos dados, declarações e informações da empresa disponíveis no portal da Receita Federal. Exceto se o titular do certificado for o representante reconhecido pela Receita Federal.
Acesse: https://www.acdigital.com.br/indicacao-uso e conheça mais indicações e usos.
O certificado digital A3 possui as seguintes senhas de proteção:
- Senha de utilização (PIN) – libera a utilização da chave privada do certificado;
- Senha de desbloqueio (PUK) - desbloqueia a senha PIN do cartão ou token;
- Frase Senha (senha para revogação Online).
Guarde-as com cuidado e atenção. Para sua própria segurança, após 3 tentativas consecutivas de digitação incorreta da senha de utilização (PIN) o cartão será bloqueado. Para liberá-lo você deverá usar a senha de desbloqueio (PUK).
A senha de desbloqueio (PUK) tem duas utilidades:
- Desbloquear a utilização de seu cartão; e
- Confirmar o cadastramento de uma nova senha de utilização (PIN).
Se a senha de desbloqueio (PUK) for digitada de forma incorreta por 3 vezes seguidas, o acesso ao cartão será bloqueado definitivamente.
Essas senhas são cadastradas pelo titular durante a validação presencial. Todas são pessoais e intransferíveis, portanto:
- NUNCA divulgue as senhas para terceiros;
- NÃO digite as senhas quando alguém puder observar suas mãos;
- NÃO anote as senhas em papéis e evita guardar em uma gaveta ou embaixo do teclado, por exemplo;
- UTILIZE senhas fortes, contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
As senhas do certificado digital não podem ser resetadas ou modificadas através de nossos canais de atendimento ao cliente. As senhas são definidas pelo titular, no momento de sua validação presencial e caso ocorra o esquecimento da senha PIN ela pode ser alterada com a senha PUK.
Para utilizar o certificado após a emissão:
- Entre em https://suporte.acdigital.com.br e siga as instruções de instalação;
- Escolha, observando as imagens, qual o dispositivo que foi adquirido (ex: Cartão, Cartão Leitora ou Token). Siga as instruções em tela, confirmando as informações para avançar na instalação sempre que requisitado até a conclusão da instalação;
- Pronto! Agora é só conectar o seu cartão a leitora que está conectada no seu computador e começar a usar.
*O certificado deve ser emitido em computadores com Windows Vista ou superior, navegador Internet Explorer (versão 8 ou superior), Mozilla Firefox ou Google Chrome, Java 7 ou superior instalado e o usuário deve ser administrador do computador, além de ter acesso à internet.